Os 4 Selos
Faça login ou registre-se para viver as aventuras de 4Selos RPG!
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» aaa,,
Ontem à(s) 12:28 am por Admin

» [Tutorial] Pedido de Missões
Ontem à(s) 12:12 am por Admin

» [Tutorial] Lojas
Seg Dez 11, 2017 5:16 pm por Admin

» [Tutorial] Oficinas
Seg Dez 11, 2017 5:07 pm por Admin

» [Tutorial] Estilos de Combate
Seg Dez 11, 2017 3:37 pm por Admin

» [Ficha de Personagem] Nome do Personagem
Seg Dez 11, 2017 1:34 am por Admin

» GUEST, READ ME
Sex Jun 30, 2017 9:43 pm por Admin

» Sorteio de Facção
Sex Jun 30, 2017 9:36 pm por Admin

» [Ficha de Personagem] Nome do Personagem
Sex Jun 30, 2017 9:30 pm por Admin

Os membros mais ativos da semana
Admin
 


[Tutorial] Combate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Combate

Mensagem por Admin em Qui Jan 12, 2017 4:37 pm

Combate

O combate é um dos fatores principais para a decisão de tramas em 4Selos. Seja em um PVP destruidor, uma Raid Caótica, um evento massivo ou um duelo contra seu arqui-rival, o combate pode mudar o rumo da história de seu personagem.
Existe um conjunto de regras que explica o funcionamento das rolagens de dados e do dano causado, entretanto, isso não é o principal. Se você estiver disposto a deixar a vida de seu personagem nas mãos da aleatoriedade dos dados, ele vai morrer, mais cedo ou mais tarde. Para você entrar em um combate com segurança, precisa entender um princípio simples: em 4Selos não ganha a luta o mais sortudo, mas o mais habilidoso. A cada nível, você pode criar três técnicas. E é o uso dessas técnicas que vai definir a vida ou a morte de um combatente. Se você criar técnicas genéricas, focadas apenas no dano, a importância dos dados em seu combate será alta. Entretanto, se criar técnicas com uso inteligente, que surpreendem o adversário e o deixam sem reação, você está no caminho certo. A criação de técnicas sempre deve buscar uma coisa: Ataques diretos. O ataque direto é um ataque que seu adversário não tem condições para bloquear, o que oferece um auto risco para ele.
O combate em nosso RPG possui três estágios. A iniciativa, a luta e a finalização.



  • Iniciativa: Nesse estágio, será definido quem joga primeiro
  • Luta: A luta é o combate em si, e acaba quando o HP de um adversário chega a 0 ou ele se rende.
  • Finalização: Depois da luta, o vencedor escolhe o que fará. Se tiver matado o oponente, pode pilhar o corpo. Se ele tiver se rendido, pode interrogar, aprisionar ou executá-lo.

Tendo conhecido o princípio dos combates, abaixo vamos entender melhor como funciona cada estágio:


Iniciativa

Para decidir quem faz sua ação primeiro, deverá ser rolado um teste de Iniciativa. Após o árbitro da luta ou o narrador autorizar, cada jogador fará uma rolagem de dados (o narrador ou árbitro rola caso hajam NPC's) em que somará seu bônus de destreza. Quem obtiver o melhor valor, joga primeiro. Em caso de empate, aquele que tiver o maior valor de destreza tem prioridade. Se ambos tiverem o mesmo valor de destreza, ambos os jogadores devem rolar novamente, e analisar os dados mais uma vez. Qualquer um dos jogadores ou NPC's envolvidos no combate pode ceder sua iniciativa, ou seja, permitir que o oponente jogue primeiro.

Luta

A Luta é sub-dividida em duas etapas: O Ataque e a Defesa. Há ainda uma terceira etapa opcional, a Esquiva, que existe entre a etapa de ataque e a de defesa. Você pode aprender mais sobre Esquiva clicando aqui. A Luta se desenrola com o combatente que ganhou a iniciativa realizando sua ação. Caso seja um Ataque, o alvo pode descrever sua Defesa. Então, os participantes rolam os dados conforme o árbitro ou narrador pedir. O narrador ou árbitro irá então escrever seu post, onde descreve como as coisas se desenrolaram. É vez do participante de Iniciativa 2, ou seja, o que teve a segunda melhor Iniciativa. O processo se repete, e se houverem apenas 2 participantes, o jogador de Iniciativa 1 pode fazer mais uma ação. Se houverem mais participantes, isso acontece até todos terem agido, quando a Iniciativa volta para o jogador de Iniciativa 1. As rolagens de Ataque e Defesa são as seguintes:

Ataque: 1d6 + Modificadores
Defesa: 1d6 + Modificadores


    Modificadores de Ataque

  • Ataque Corpo a Corpo: Força + Bônus da Arma
  • Ataque a Distância: Bônus da Arma
  • Técnicas Físicas Corpo a Corpo: Força + Bônus da Arma + Metade da Classe da Técnica (arredondado para baixo)
  • Técnicas Físicas a Distância: Bônus da Arma + Metade da Classe da Técnica (arredondado para baixo)
  • Técnicas Mágicas Corpo a Corpo: Metade da Força + Bônus da Arma + Classe da Técnica
  • Técnicas Mágicas a Distância: Bônus da Arma + Classe da Técnica


    Modificadores de Defesa

  • Sem Armadura: Destreza
  • Com Armadura: Destreza + Bônus da Armadura
  • Com Escudo sem Armadura: Bônus do Escudo + Metade da Destreza
  • Com Escudo e Armadura: Bônus do Escudo + Bônus da Armadura (arredondado para baixo)


O dano será calculado subtraindo o Ataque da Defesa, o resultado final é descontado dos pontos de vida do Defensor. Armas, técnicas, vantagens ou itens mágicos que têm como efeito Dano Adicional, somam seus bônus a esse resultado final.
Para um bloqueio total, é necessário que o dano seja negativamente igual ao bônus da arma. Ou seja, se você é atacado por uma arma de Bônus de Ataque +3, o dano final após a rolagem de dados precisa ser -3 (a Defesa supera o Ataque em 3 pontos), caso contrário o Atacante causa 1 ponto de dano.

Finalização

A luta acaba quando um dos lados se rende ou é completamente destruído. Caso estejam todos mortos, os vencedores podem pilhar os corpos, e decidir o que fazer com eles (um Necromante, por exemplo, pode estudar os corpos para aprender mais, ou utiliza-los em algum rito).
Caso se rendam, os vencedores podem recolher seus pertences, aprisioná-los ou executar os opoentes (ou ainda não fazer nada disso). Isso varia de qual modalidade de c combate está acontecendo. Em uma luta na arena, por exemplo, você não pode executar seu adversário sem o consentimento do público.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/01/2017

Ver perfil do usuário http://4selos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum